A TPM, Tensão Pré-Menstrual é um mal tão comum e tão devastador para muitas mulheres, que mesmo sendo banalizado e se tornado motivo de piada, quem sofre sabe o que uma TPM é capaz.

Ela acontece, devido à variação de hormônio, normalmente depois da ovulação, causando tensão, dor nos seios, irritabilidade, inchaço, depressão, choro fácil, esquecimento, compulsão por doce, enjôo, acne, dor de cabeça, tontura, taquicardia, entre outros sintomas.

Eu particularmente sofro muito desse mal, a ponto de mudar meus ânimos, modo de pensar, planos de vida. E quando me convenço de tudo que decidi ou desisti, vem a menstruação e como num passe de mágica, volto a ser a pessoa que eu era antes.

A influência da TPM é tão grande no meu corpo, que sei quando a menstruação vai adiantar ou atrasar, analisando como estou me sentindo fisicamente ou psicologicamente.

 
Ironicamente, se estou com 0% de paciência, e com vontade de jantar fora tenho certeza que é meu ultimo dia do ciclo!

Uma amiga me falou que sempre um dia antes da menstruação, ela da na telha e resolve limpar toda a casa.

Cada corpo reage de um jeito, mas se a TPM te incomodar muito, procure ajuda médica e pratique exercícios fisicos.


Uma dica que tem dado certo comigo, alivou bastante os sintomas, foi tomar óleo de Primula. Não é remédio, é um alimento, contendo ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6, que tem os benefícios também de tratar doenças benignas no seio, regulação do nível de colesterol sanguíneo, agregação plaquetária, regulação da pressão sanguínea, obesidade, doença atópica, esclerose múltipla, artrite, reumatismo, alcoolismo, desordens mentais e hiperatividade infantil. Há indicações de que o óleo pode contribuir para evitar a depressão pós-parto.

A indicação é tomar somente após o período de ovulação, que seria quando inicia a TPM, cerca de 15 a 20 dias antes da próxima menstruação, dependendo do tamanho do seu ciclo. Não recomendo tomar antes, pois isso me causou atraso na menstruação, acredito eu porque atrapalhou minha ovulação.

Porém é um composto natural, um suplemento que seria como se você trocasse sua alimentação. Não custa nada tentar não é?

Outras hábitos alimentares a seguir são: eliminar cafeína (chás, café e coca-cola), reduza o açúcar, refrigerantes e pratique exercícios físicos.