Você está em: Home // Engravidar, Saúde da Mulher // Testes de ovulação de farmácia (medidor de LH)

Testes de ovulação de farmácia (medidor de LH)

 

Teste de fertilidade é um nome genérico que inclui todos os tipos de exames diferentes, desde medir sua temperatura durante o ciclo menstrual, exames de sangue sofisticados feitos em laboratório, ultrassonografia, e até testes de esperma. Utilizados em conjunto, estas investigações podem construir um retrato dos diferentes aspectos que contribuem para a fertilidade global de um casal.

 

Os testes de ovulação, que podem ser comprados em farmácia e até pela internet (clique aqui), são um tipo de teste de fertilidade que podem ser úteis para aumentar suas chances de conceber, mas não de fato medir o quanto você está fértil, ou descobrir se você pode ter um problema.

Você só pode engravidar durante alguns dias do seu ciclo, quando um óvulo é liberado de seus ovários (isso é chamado de ovulação). O espermatozóide sobrevive no corpo de uma mulher cerca de 2 a 3 de dias.

Então, saber quando a ovulação é provável de acontecer pode ajudá-la a determinar quando ter relações, e assim aumentar as suas chances de engravidar.

A ovulação é controlada por hormônios, em particular, o hormônio luteinizante (LH), que pode ser detectado na urina. Seus níveis normalmente aumentam cerca de 24 a 36 horas antes da ovulação.

Testes caseiros de ovulação podem detectar com precisão a origem, ou ‘onda’ do LH, que ocorre antes da ovulação. Você pode usar essa informação para decidir quando ter relações sexuais ou, em alternativa, para evitar o sexo se você está usando estes kits para contracepção.

Testes de ovulação não são mais do que um guia para sincronismo. Eles não lhe dizem se você realmente liberou um óvulo, ou que o óvulo é especial ou saudável, ou se todas as outras partes essenciais do processo reprodutivo estão funcionando como deveriam ser. O que eles fazem é dizer que você tem o disparo hormonal.


Você precisa usar o teste em todo o período, como a ovulação ocorre somente no meio do ciclo menstrual. Mas, como a duração do ciclo varia de mulher para mulher, e mês a mês, os kits podem ajudar a estimar mais precisamente quando ocorre a ovulação, olhando para as mudanças nos níveis hormonais no organismo.

Dicas:

  • Comece por calcular a duração de seu ciclo menstrual.
  • O dia que começa seu período é o primeiro dia de sangramento. A duração do ciclo é o número de dias, desde o primeiro até um dia antes do próximo sangramento.
  • O ciclo geralmente dura entre 23 e 35 dias para a maioria das mulheres. Pelo menos 20 por cento das mulheres experimentam ciclos irregulares.
  • Há três fases dentro de um ciclo: a fase folicular (o tempo entre a menstruação e ovulação) que pode variar em comprimento, a fase ovulatória (quando o óvulo é liberado, seu período fértil) e a fase lútea (fase após a ovulação até a próxima menstruação). Esta última é relativamente constante, geralmente cerca de 14 dias e não varia de mês para mês na mesma mulher.
  • Portanto, se seus períodos são bastante regulares, você pode estimar a ovulação subtraindo 14 dias da data do seu próximo ciclo. Por exemplo, se seu ciclo é normalmente de 30 dias, o trigésimo dia menos 14 dias, vai indicar que a ovulação ocorre cerca de 16 dias após o primeiro dia da menstruação. Isto é, quando você está mais fértil.
  • Para aumentar suas chances de conceber, você e seu parceiro devem ter relações nos dias que antes da ovulação, e no dia previsto para ela.

Quando Começar a Fazer o Teste?

Para iniciar o teste, é necessário que a paciente analise e conheça primeiramente a duração do seu ciclo. Caso o ciclo menstrual não seja regular, calcule o ciclo médio durante os últimos 6 meses e utilize a média do número de dias para ler a tabela do ciclo.

Como Fazer o Teste

Recolha a urina cada dia entre as 10:00h e 20:00h em um recipiente limpo e seco (ex: Coletor de urina vendido em farmácias e drogarias.)

Procedimento

Inicialmente lembre-se que o teste deve ser realizado por 5 (cinco) dias consecutivos. A mulher irá utilizar as cinco tiras e não poderá reaproveitá-las.

É importante que realize o teste no mesmo horário todos os dias, e uma vez recolhida a urina para a realização de mais de um teste.


1- Amostras refrigeradas ou outros materiais devem atingir a temperatura ambiente antes do teste;
2- Colete a urina em um coletor de urina ou em recipiente limpo e seco;
3- Transfira a mesma urina para o coletor de plástico que se encontra na embalagem do teste;
4- Retire a tira tocando apenas na parte LH;
5- Coloque a tira no coletor de plástico na posição vertical;
6- Respeite o limite máximo da tira (ver verso da embalagem);
7- Aguarde para leitura do resultado;
8- Aguarde no máximo 5 minutos para leitura do resultado;
9- Não usar o saquinho que acompanha o teste (é apenas antidessecante);
10- Resultados fortemente positivos podem ser observados entre 2-3 minutos. Resultados fracamente positivos podem levar mais tempo até 5 minutos.

Limitações

1- Algumas desordens são relatadas para níveis elevados de LH, tais como sindrome dos ovários policísticos;
2- Resultados negativos podem ser obtidos quando a amostra é muito diluída;
3- Usar este kit somente para detecção da onda LH em amostras livres de hCG.

Clique aqui e compre pela internet
Instruções do: Teste Bioeasy

 


Tags: , , ,

One Response to “Testes de ovulação de farmácia (medidor de LH)”

  1. 1
    Gravidez Online » Blog Archive » “Quero Engravidar” – Veja dicas preciosas Says:

    [...] basal, Ultrassonografia seriada e Teste de Ovulação tb são bastantes úteis, mas cuidado com a ansiedade, procure não ficar pensando nisso a todo [...]

Leave a Reply

Copyright © 2009 Mamãe online. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.