Eu tenho uma amiga super de humanas que faz miçanga e rituais pra lua cheia bem consciente com a natureza e com o conhecimento do corpo. Há uns anos ela me convidou pra fazer uma compra coletiva de copo menstrual, pois era muito caro e em coletivo sairia mais barato.

Como usuária há vários anos de absorvente interno, imaginei-me tendo que trocar um copo num banheiro público, nem me interessei e descartei a idéia.

Meses atrás, vendo algumas divulgações, me interessei sobre o assunto.

As pessoas que o divulgam têm um propósito de não contaminar o corpo com toxinas presentes nos absorventes, de não artificializar o ciclo menstrual com anticoncepcionais e outros hormônios, de sentir o corpo funcionar em harmonia com a natureza e a lua.

Eu até tentei prestar atenção se meu ciclo se alinhava com a lua, mas acho que eles não se entenderam muito e não deu certo não.

Mesmo assim, encomendei um copo menstrual. Quando chegou quase cai pra trás: na internet parecia muito menor!!!

É realmente um copo! Se você ainda não teve coragem de usar absorvente interno, não comece pelo copo, porque ele tem o tamanho para envolver todo o colo do útero.

copomenstrual

 

Você deve estar pensando: "Gente! Cabe tudo isso aí dentro de mim???" Sim, cabe e não machuca! Esse da foto é o meu copitcho mesmo. Existem os tamanhos A e B. O A é menor, serve pra mulheres com menos de 30 anos e que nunca tiveram filhos. Já o tamanho B (que é o meu),  é indicado para mulheres com mais de 30 anos, ou que independente de idade já tiveram filhos, mesmo que o parto foi cesariana.

Primeira coisa: aprender a colocar. Ele é de silicone cirúrgico, então é bem molinho. Estando agachada, dobre a borda dele, coloque lá no fundo, sinta se ele abriu e pronto. Não imagine a cena, apenas pense na utilidade...rs. Pode ficar até 12 horas com ele. Esse "rabinho" que ele tem serve pra ajudar a puxar de volta, mas pode ser cortado porque ele incomoda.

Como dobrar o copo antes de colocar
Como dobrar o copo antes de colocar

Quem usa ou usou lentes de contato vai se identificar... quando comecei a usar, aos 15 anos, eu levantava meia hora mais cedo pra conseguir colocar as lentes. Pois então, com o copo menstrual a vibe é mais ou menos a mesma coisa, só que como você não usa todo dia, apenas 5 ou 6 dias por mês, vai demorar mais ainda pra pegar o jeito.

No começo eu colocava o copo, mas colocava um papel ou um paninho na calcinha, porque sabia que ia "dar ruim"... heheheh

No terceiro dia, pensei: já sou profissa e já posso usar sem papel. Fui trabalhar, coloquei errado, foi uma inundação na minha calcinha e tive que sair correndo pra casa.

Apesar dos apesares, fiz uma listinha de prós e contras:

Vantagens

  • Como você não precisa ficar trocando/esvaziando, e além disso não sente que está usando, dá pra ficar horas sem nem lembrar que está menstruada (exceto no meu caso que tenho cólicas de dinossauro me comendo por dentro)
  • Uma vez viajei menstruada, não tem aquele desconforto de jogar absorvente no lixo da casa dos outros, nem de ficar correndo pro banheiro pra ver se tem que trocar. Pra falar a verdade passei o dia todo ignorando o fato que eu estava sangrando, só fui esvaziar na hora do banho.
  • Ele não é descartável, vem num saquinho de tecido todo delicadinho. Então pelos próximos 10 anos (dizem que é a validade dele), você não irá gastar com absorvente, já fez a conta pra ver a economia?
  • Quando você tira o copinho, o sangue está limpinho, pois não entrou em contato com o ar, o que faz ele ficar meio podrinho, eca, não preciso entrar em detalhes porque você sabe né!

Desvantagens

  • Colocar e tirar é tão chato, que dá preguiça (por isso você tira menos vezes e se incomoda menos vezes... huehue)
  • Se não souber colocar, ele vaza e machuca.
  • Pra colocar tem que estar agachada na posição "isso, o bebê tá vindo!"
  • Não dá pra saber se tá cheio, se transbordar, ele vaza (mas é bem pouquinho, não se compara com nenhum absorvente vazando)
  • Tem que fazer boa higiene durante o ciclo e depois ferver e guardar pro próximo, afinal não é descartável
  • Se comprar no Brasil, se prepara pra facadinha no bolso.

Dicas

  • Não lave-o com Protex ou outros sabonetes antibacterianos porque dá uma coceira animalesca. Prefira o sabonete íntimo.
  • Deixe pra trocar só no banho, assim já evita meleca e facilita pra colocar de volta

Agora sim, cheguei NO ASSUNTO: a meleca!

Quando falo prazamiga do copo, a primeira coisa que me dizem é: mas eu acho nojento. Isso é algo pessoal de cada um, minha humilde opinião é que o sangue é meu, como vou ter nojo? Tá, nem por isso o meu número 2 se torna limpo, mas eu não consigo sentir nojo de sangue, tadinho gente!

Se você não tiver esse nojinho também, toca aí parça, vamos pra segunda parte: Se prepara pra meleca kkkkk

Voltando às dicas, agora que você já está preparada psicologicamente:

  • Se você quer usar o copo, tenha as unhas curtas, porque é sangue pra todo lado mesmo.
  • Lave muito bem as mãos com um sabonete cheirosinho, senão você vai lembrar desse copo toda vez que colocar sua mão perto do nariz.
  • Prefira trocar durante o banho, se seu ciclo não é intenso, dá pra trocar só uma vez no dia, não é falta de higiene, porque o sangue não apodrece lá guardadinho, você só o impediu de descer, é como se ele ainda estivesse no seu útero.
redhand
CALMA, só to exagerando, a mão não fica assim não.... fica um pouquinho menos =D
  • Pra colocar, dobre-o e empurre lá dentro. Quando chegar no fundo, tente girá-lo para fazê-lo abrir. Quando você conseguir "rodá-lo" lá dentro livremente, significa que ele abriu, caso contrário ele ainda está dobrado e vai vazar.
  • Algumas vezes você pode ouvir o barulho dele abrindo, como um "plec" ou um vácuo se criando.
  • Esse vácuo vai criar uma pressão na hora de tirar, você precisa apertar a bundinha do copo antes de puxar, senão ele não irá descer.

Quando fico menstruada bate aquela preguiça de usar o copo, mas quando passo um dia inteirinho sem precisar trocar nada, sem ensanguentar nada no vaso sanitário, chão, calcinha e tudo mais, passando esse perrenguinho aí de cima duas vezes só por dia e durante o banho, vejo que vale muitíssimo a pena!