Você está em: Home // Gravidez // Medidas gerais de higiene e vestuário

Medidas gerais de higiene e vestuário

 

Por Dr. Elídio Lana

Atente bem para as dicas abaixo, que são muito importantes para sua saúde e do seu bebê.

1. Vestuário : usar roupas íntimas mais folgadas e calcinhas de algodão são hábitos importantes durante a gravidez. O uso de soutien deve ser feito durante o maior período possível, ser confortável, porém firme, para aliviar o incômodo do peso das mamas. As alças devem ser mais largas para não machucar os ombros. Use sapatos com salto confortável, até no máximo 5 cm, evitando os do tipo anabela e plataforma. O uso de cintas próprias para gestante é aconselhado a partir da segunda metade da gravidez e podem ser encontradas em lojas de roupas intimas. A higiene íntima no banho deve ser feita com sabonete líquido.

2. Dentes : vá ao dentista, pois a incidência de cáries pode aumentar durante a gravidez.

3. Fumo : diretamente relacionado ao desenvolvimento intelectual do feto pela ação vasoconstritora da nicotina sobre os vasos placentários. Aumenta o risco de aborto, parto prematuro e crescimento fetal intra-uterino restrito.

4. Álcool : usadas socialmente, bebidas alcoólicas não trazem maiores conseqüências ao feto. Porém, o abuso deve ser evitado.

5. Tinturas de cabelo : tinturas industrializadas não são contra-indicadas na gravidez. No entanto, por
precaução, recomenda-se o uso a partir do segundo trimestre da gestação. Os produtos corantes a base de sais metais pesados (chumbo, por exemplo) são sempre contra indicados.

6. Adoçantes : o aspartame deve ser evitado na gestação e com ele são adoçados a maioria dos produtos diet. Dar preferência aos adoçantes naturais (frutose, sucralose, stévia, etc). Preferir para beber sucos naturais e água mineral natural.

7. Sexo na gravidez : não há restrições quanto à gestante manter relações sexuais, desde que a gravidez esteja normal. Quando a gravidez for de risco, recomenda-se cautela e, neste caso, o médico dará as orientações específicas. A atividade sexual é saudável e ajuda a diminuir as ansiedades, comuns neste período. É de boa norma interromper as atividades no último mês de gestação.

8. Comportamento no trânsito : para garantir a segurança dos dois no trânsito, a gestante deve usar sempre o cinto de três pontas. Usar o cinto abdominal o mais baixo possível sobre as coxas e o cinto diagonal ajustado conforme a posição do assento e passando pelo terço médio da clavícula entre as mamas. O ato de dirigir deve ser muito cauteloso e desaconselhável em motocicleta e viagens em terrenos acidentados.

9. A gestante e seu trabalho : a gestante pode trabalhar normalmente até o final da gravidez, desde que se sinta bem, a liberação do trabalho para cumprir a licença gestação pode ocorrer trinta dias antes da data provável do parto.

10. Sol : deve a gestante expor-se ao sol antes das 10h30 e depois das 15h, sempre com protetor solar. Deve usar óculos escuros e chapéu para evitar manchas na pele, típicas da gravidez. Expor as mamas ao sol, se possível.

11. Exercícios na gestação : se a gestante já pratica regularmente algum esporte, mantê-lo, com exceção de ginástica aeróbica ou exercícios que incorram em impacto. Se a gestante nunca praticou nenhuma atividade física, tentar, pelo menos, realizar caminhada em local plano, com roupa e calçado adequado e por trinta minutos diariamente.

A partir das pesquisas relacionando gravidez e atividade física, podemos citar os principais benefícios biológicos dos exercícios durante a gravidez, tais como:

  • Menor ganho de peso e adiposidade materna
  • Diminuição do risco de diabetes
  • Diminuição de complicações obstétricas
  • Menos duração da fase ativa do parto
  • Melhora na capacidade física
  • Melhora da sensação de bem-estar
  • Diminuição da ansiedade e do stress
  • Diminuição do risco de depressão

Exercícios na água , como a natação e a hidroginástica, são uma grande alternativa, sendo uma atividade com bom componente aeróbico, que não suporta o peso corporal, características consideradas mais apropriadas durante a gravidez. Nestes casos, o fundamental é manter a temperatura do ar e da água confortáveis e nadar de acordo com as habilidades.

12. Por que os médicos prescrevem vitaminas para a mulher antes, durante e depois da gravidez ?

O estado nutricional  é um dos principais determinantes da saúde e do bem estar da grávida. Além disso, é comprovada a relação entre os estado nutricional materno e o crescimento e desenvolvimento do feto. Mesmo em gestantes saudáveis que se alimentam adequadamente, a deficiência de micronutrientes (vitaminas e sais minerais ) durante a gestação pode não só ocorrer, mas também causar danos à saúde de seu bebê.

13. A gestante pode se submeter ao exame de Raios-X?

Se necessário (por exemplo, suspeita de fratura óssea), a grávida pode se submeter a este tipo de exame, pois a radiação é mínima. Entretanto, os médicos e técnicos que realizam o exame sempre devem ser avisados, pois alguns casos, é possível que a gestante utilize um avental de chumbo sobre o abdômen para proteger-se da radiação.

 


Tags:

One Response to “Medidas gerais de higiene e vestuário”

  1. 1
    Ariana Says:

    Participem do nosso fórum: http://gravidezonline.com/forum

Leave a Reply

Copyright © 2009 Mamãe online. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.