O acompanhamento do período fértil envolve observar e registrar sinais que você pode facilmente observar diariamente. É altamente preciso, pois seu corpo oferece pistas que podem te dizer sobre sua fertilidade ao longo do ciclo.

São apenas poucos dias onde a fecundação é possível. Acompanhando seu período fértil, você poderá encontrar os dias certos para tentar a gravidez.

Você já deve ter ouvido falar que você ovula ou está mais fértil no dia 14 do seu ciclo menstrual, no meio do ciclo ou 14 dias antes da próxima menstruação. Tudo isso é mito! Enquanto isso pode acontecer para algumas mulheres, pode não acontecer para você, mesmo se seu ciclo for regular. Seu próprio padrão de fertilidade é único ã  você e o acompanhamento da fertilidade irá ajudar a mostrar isso.


O que são sinais de fertilidade?

Os sinais de fertilidade mais importantes são a temperatura basal e seu muco cervical. Sua temperatura basal pode ser medida com um termômetro (de preferência especial para isso, mas pode ser com um termômetro comum) quando você acorda. Seu muco cervical pode ser facilmente observado quando você for ao banheiro.

 
A temperatura basal aumenta depois da ovulação devido ao aumento de progesterona em sua corrente sangüínea. Seu muco cervical é a secreção produzida pelo colo do útero e que você pode ver e sentir dentro ou fora da vagina. Ele muda ao longo do ciclo dependendo do quanto você está fértil.

Existem outras maneiras opcionais de observar seu período fértil: como a posição, textura e abertura do colo do útero, resultados de testes de ovulação e outras observações pessoais que você aprende a associar com sua fertilidade, como humor e disposição por exemplo.

Coletando estes dados, você pode ver quando estiver fértil em um gráfico. A informação pode ser analisada e interpretada, permitindo a você perceber que a ovulação está se aproximando, quando você já ovulou, quando você deve esperar sua menstruação ou um teste positivo de gravidez, além de que isso irá te ajudar a engravidar e aprender sobre seu padrão único de fertilidade.

Pode demorar um ciclo ou dois para realmente você pegar o jeito e saber o que esperar num futuro ciclo. Sem dúvida, muitas mulheres que começam a acompanhar o período fértil ficam maravilhadas em descobrir que seus corpos oferecem todos esses sinais. Algumas ficam pasmas em saber como não pensaram em fazer isso antes!

Nossos corpos fornecem um poço de conhecimento e apenas leva alguns minutos para analisá-los, e as conseqüências dessa análise pode ser muito valiosa.