HCG significa “gonadotrofina coriônica humana”, o hormônio da gravidez.

Cerca de uma semana após a ovulação e fertilização, ocorre a implantação do óvulo no útero, e então a placenta começa a produzir o hormônio hCG que entra na corrente sanguínea da mulher.

NEGATIVO (NÃO ESTÁ GRÁVIDA): De Zero até 4.9 mUI/mL
INCONCLUSIVO: 5.0 a 49.9 mUI/mL (refaça o teste após 2 ou 3 dias)
POSITIVO (GRÁVIDA): Acima de 50.0 mUI/mL

mUI/mL é a medida da quantidade do hormônio por ml de sangue.

Atenção à virgula e pontuação do valor escrito no seu exame: 5.0 é cinco e 5.000 é cinco mil!

Um único valor hCG pode não dizer muito sobre a viabilidade da gravidez e há uma grande variedade de níveis normais de hCG na gestação. Um aumento normal de hCG durante vários dias antes de 6 semanas de gravidez geralmente indica uma gravidez estável. Em geral, a melhor indicação de uma gravidez saudável além do aumento normal de hCG é um bom batimento cardíaco fetal após a 7ª semana.

Com o exame de sangue a gravidez pode ser detectada vários dias antes do exame de urina, desde 2 a 3 dias após a implantação ou 8 a 9 dias após a fertilização.

O exame de sangue mede o hCG quantitativamente, o que significa que você recebe como resultado um número, e as unidades de medida são geralmente mUI / mL.

 

Cerca de 85% das gestações normais terão o nível de hCG que dobram a cada 48 a 72 horas. Mas não use o nível hCG como único medidor de progresso da gestação. Uma gravidez normal podem ter níveis baixos de hCG e um bebê perfeitamente saudável. Os resultados de uma ultrassonografia, após 5 a 6 semanas de gestação são muito mais precisos do que usar números de hCG.

O hCG também é mais elevado nas mulheres que conceberam bebê do sexo feminino, quando comparado às mulheres que conceberam bebê do sexo masculino, portanto é possível que o teste de gravidez positivo aconteça mais tarde em mulheres grávidas de menino.

IDADE FETAL

01 a 02 semanas…….: 50 a 500 mUI/mL
02 a 03 semanas…….: 100 a 5000 mUI/mL
03 a 04 semanas…….: 500 a 10000 mUI/mL
04 a 05 semanas…….: 1000 a 50000 mUI/mL
05 a 06 semanas…….: 10000 a 100000 mUI/mL
06 a 08 semanas…….: 15000 a 200000 mUI/mL
02 a 03 meses……….: 10000 a 100000 mUI/mL

Atenção à virgula e pontuação do valor escrito no seu exame: 5.0 é cinco e 5.000 é cinco mil!

SEMANAS DE GESTAÇÃO: Idade fetal + 2 semanas

Em uma gravidez ectópica, as taxas de hCG sobem mais devagar do que em uma gravidez normal.

Após injeções de hCG (Profasi, Pregnyl) para induzir a ovulação ou prolongar a fase lútea, vestígios de hCG podem permanecer no organismo por 14 dias ou mais após a última injeção. Isso pode dar um falso positivo em um teste de gravidez.

A indicação é fazer dois testes beta hCG de sangue quantitativos para determinar se o hCG é da injeção ou da gravidez. Se o nível de hCG aumentar no segundo teste, provavelmente é gravidez.

Meu exame HCG deu positivo, mas o médico não conseguiu ver o bebê no ultrassom

O cálculo do resultado do HCG nem sempre é confiável para saber com certeza as semanas de gravidez. Para facilitar, o médico faz a estimativa de cálculo da idade gestacional pela data da última menstruação (DUM).

Ao fazer o exame de gravidez cedo, logo depois do atraso, você estará de aproximadamente 5 semanas de gravidez segundo a contagem da DUM, só que a idade do feto não é de 5 semanas.

Isso acontece porque nas duas primeiras semanas de gravidez, a mulher ainda nem estava grávida. As semanas de gravidez são um calculo baseado a partir do início do último ciclo que ela menstruou, e não do dia exato em que a mulher engravidou.

Portanto, ao fazer o ultrassom com 5 semanas, o bebê estará com 1 a 3 semanas de vida, e ele pode ser tão pequeno que não consiga ser detectado por imagem, nem pelos batimentos cardíacos.

Apesar de normalmente já ser possível ver pelo menos o saco gestacional quando o hcG está entre 1000 e 2000 mui/L, mesmo se não for possível ver, não precisa ficar preocupada, o melhor a se fazer é segurar a ansiedade esperar até a oitava semana.