Os padrões dos gráficos de ciclos onde ocorreram gravidez realmente variam dos outros gráficos. Qualquer gráfico ovulatório pode resultar em gravidez se houve alguma relação sexual durante o período fértil.

A coisa mais importante a se lembrar quando você tenta identificar sinais de gravidez no gráfico antes do dia da menstruação é: não existem sinais únicos e evidentes que indicam a gravidez com segurança além de um exame de gravidez ou a chegada da menstruação.

O gráfico não segue necessariamente um tipo específico de ovulação ou de fase lútea (fase depois da ovulação) quando a mulher está grávida. De fato, muitas mulheres não possuem nenhum sinal precoce de gravidez. Por outro lado, relações durante o período fértil e a detecção da ovulação no gráfico também não significa certeza de gravidez - mesmo se o gráfico parecer promissor. Mesmo alguns padrões que são freqüentes em gráficos de gravidez, aparecem ã s vezes em gráficos "não-grávidos".


Tudo isso é claro, faz com que as duas semanas depois da ovulação sejam angustiantes antes de um tempo seguro para se fazer um teste. Se você passar de 18 dias da ovulação com temperaturas altas e nenhum sinal de sua menstruação, é bem provável que você esteja grávida. De qualquer maneira, a maioria das mulheres acham esta espera muito longa e querem saber o mais cedo possível se elas estão mesmo gestantes.

Além de toda esta ansiedade, os efeitos e sintomas da fase lútea são causados pela progesterona, que está presente tanto na gravidez como na ausência dela. Então, os sintomas de TPM ou de início de gravidez são muito parecidos, ou praticamente os mesmos, fazendo com que você não possa contar muito com eles.

Enquanto não se possa ter a certeza da gravidez, abaixo listamos algumas características comuns em gráficos de gravidez.

Algumas características de gráficos de gravidez

  • Relações sexuais durante do período fértil (dia da ovulação ou os 2 dias anteriores).
  • Padrão bifásico que indica claramente a ovulação.
  • Temperaturas continuam elevadas mesmo depois da sua fase lútea (se não sabe a fase lútea, ela dura entre 11 a 17 dias).
  • Em muitos deles (não todos) existe outro salto de temperatura por volta do dia 7 ao 10 depois da ovulação.
  • Em muitos deles (não todos) têm um pequeno sangramento por volta do dia 7 ao 10 depois da ovulação.
  • As temperaturas PODEM apresentar um padrão trifásico (saltam e permanecem altas novamente depois do dia 7 ao 10 depois da ovulação)

A seguir exemplos de gráficos, fornecidos por pessoas que conheço. A ovulação é marcada com o cruzamento das linhas vermelhas, e o resultado positivo é marcado pela linha verde do gráfico.

Abaixo vemos um gráfico de gravidez. Depois de 12 dias ele sobe levemente a temperatura e vai subindo cada vez mais formando uma escadinha.

escadinha
Clique para ampliar

Abaixo um exemplo de gráfico trifásico que teve uma pequena queda no dia 10 depois da ovulação (DPO) e então a temperatura só foi se elevando

escadona1
Clique para ampliar

E a seguir um gráfico que teve o salto de temperatura no dia 11 DPO, se manteve elevada por 3 dias e depois foi caindo, até a chegada da menstruação (não estava grávida).

engana
Clique para ampliar

Existem também gráficos que não indicam nenhum dos padrões de gravidez, e mesmo assim, a mulher estava grávida. E também como se pôde ver no último exemplo, existem gráficos que insinuam ser de gravidez, mas na verdade não eram.

Existem incertezas ao tentar interpretar o gráfico antes do atraso menstrual, mas as vantagens são: você pode saber se tem chances de estar grávida, já eliminando casos de não ovulação, de ter perdido o período fértil, ou de fazer o teste de gravidez muito cedo, evitando decepções desnecessárias.

CLIQUE AQUI e Faça o teste de gravidez online.