Quando uma pessoa cria uma conta no Facebook, ela precisa atestar que tem 13 anos, antes disso a regra era 18 anos. Mas muitas crianças já são membros, por que tinham se cadastrado com uma idade incorreta. Agora, a empresa quer criar um acesso supostamente seguro para as crianças.

O “Wall Street Journal” informou que o Facebook está estudando uma possibilidade para aceitar crianças menores de 13 anos. Uma das idéias é vincular a conta da criança com a conta dos pais, assim tudo pode ser moderado por eles, como quais aplicativos e amigos ele pode aceitar.

Os planos estão sendo criticados, pois é muito fácil uma criança criar uma “conta de adulto” mentindo sua idade, ou então descobrirem-se cookies ou outros artifícios para burlar o site e fugir da moderação.

Na verdade, apesar de muitas crianças já estarem na rede, o Facebook abriria a responsabilidade pela segurança delas, e também oficializaria as portas para um público novo. A revista americana “Consumer Reports”, disse que no ano passado, cerca de 7,5 milhões de crianças com idade inferior a 13 anos estão no Facebook, e cinco milhões delas são menores de dez anos.

“Recentes estudos têm destacado o quão difícil é impor restrições de idade na internet – especialmente se os pais querem que seus filhos tenham acesso a serviços on-line e conteúdo”, citou o “Wall Street Journal”.

“Estamos em um diálogo contínuo com as partes interessadas, reguladores e outros decisores políticos sobre como eles podem ajudar os pais a garantir a segurança dos filhos em um ambiente on-line.” O Facebook hoje tem um total de 900 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Enquanto esta alteração não chega, alguns visionários já estão criando suas próprias redes sociais infantis. Por exemplo o FB for Kids (Facebook para crianças – http://fkkids.com/) criou uma rede social voltada para crianças, que possuem monitores que moderam o conteúdo do site 24h por dia 7 dias por semana. Assim, qualquer conteúdo indevido para crianças é retirado e alertam os pais em caso de acontecimentos perigosos.

A tela inicial é convidativa com vídeos e anúncios de Miley Cirus, jogos online, video game e vários atrativos para as crianças.

As leis do FB for Kids são:

  1. NUNCA NUNCA NUNCA poste seu endereço de email, seu endereço da casa ou número de telefone em QUALQUER LUGAR do site
  2. Se alguma coisa causar desconforto DIGA A SEUS PAIS e reporte o conteúdo na área específica do site
  3. Nunca se encontre com ninguém que você tenha conhecido na internet sem o acompanhamento de um adulto
  4. Se alguém no chat falar coisas desconfortáveis, FECHE a janela

Poderia ter um desse no Brasil não é!?