Veja esse depoimento:

“Chamo-me Ana Lima, tenho 24 anos, nasci e moro em Brasília – DF. Há um mês namoro um rapaz que tem 45 anos, ou seja, 21 anos mais velho que eu.

Meu primeiro parceiro, em nossa primeira relação estava menstruada meu namorado explicou que não precisava me preocupar, pois não teria nenhum perigo de engravidar.

Nas demais relações fizemos o uso de preservativo, ao realizar exames de rotina descobri que estou grávida. Não sei como contar que estou grávida.”

A partir desse depoimento, podemos afirmar que sim, é possível engravidar menstruada, certo?

Mas espere um pouco, vamos analisar!

sabemos aqui que só podemos ficar grávidas durante o período fértil. Enquanto uma mulher está menstruada não tem como ela estar ovulando, e muito menos não tem como estar no período fértil.

Então como pode acontecer?

Sabemos que o espermatozóide vive dentro do corpo da mulher entre 1 a 3 dias, podendo chegar até mesmo a viver por 5 dias. Se a ovulação ocorrer dentro do prazo que ocorre entre o dia da relação sexual e o dia em que ainda existem espermatozóides vivos dentro do corpo, a mulher irá ficar grávida.

Então, se houve relação durante a menstruação, e na semana seguinte houve ovulação, a mulher vai achar que engravidou no dia da relação sexual enquanto estava menstruada, mas na verdade ela engravidou na outra semana enquanto ela ovulou e ainda tinha espermatozóides vivos na trompa de falópio.

Isso é raro de acontecer porque em um ciclo normal de 28 a 30 dias não dá tempo de ter relações menstruada e sobreviver espermatozóides até chegar o dia da ovulação. Mas se a mulher tiver um ciclo menor, de 22 a 24 dias por exemplo, é possível que dê tempo.

Então, no caso da nossa amiga Ana Lima, essa são as situações que podem ter acontecido, para que tenha sido possível à ela engravidar durante o período menstrual:

  • O ciclo menstrual dela é menor do que 28 dias, fazendo com que ela entre no período fértil logo que se encerra o sangramento
  • Ela teve relação no último dia de sangramento, e entrou no período fértil poucos dias depois
  • Ela e o parceiro tinham um grau alto de fertilidade para que os espermatozóides sobrevivessem no corpo por tantos dias
  • Ela teve relações com camisinha nos outros dias, a camisinha falhou (pois tem 3% de chances de falha) e ela acha que engravidou durante a menstruação, mas não foi.

Então é verdade ou mentira que é possível engravidar menstruada?

É mentira se considerarmos que não há ovulação no mesmo dia em que se está menstruada.

É verdade se considerarmos que podemos engravidar até 5 dias depois de ter feito sexo e haver ovulação 5 dias depois da relação.

Clique aqui para aprender a detectar seu período fértil e se quiser evitar a gravidez, procure não ter relações desprotegidas entre 7 dias antes da ovulação, no dia da ovulação e até 2 dias depois, independente de você estar com sangramentos ou não.

Se você está desconfiada que esteja grávida, tente fazer o Teste de Gravidez Online.