As pílulas anticoncepcionais que combinam estrogênio e progesterona tem uma alta taxa de prevenção da gravidez. Se uma mulher toma as pílulas corretamente sem falhar nenhuma e dentro do mesmo horário todos os dias, a taxa de gravidez é de apenas uma entre mil mulheres (0.1%). Mas como essa taxa é no mundo ideal, a realidade é um pouco diferente. Estudos indicam que essa taxa é de 3% a 5%. Portanto não ache que você está 100% protegida ao tomar anticoncepcionais.

Se eu estiver tomando anticoncepcional o teste de gravidez pode dar errado?

Não. Os hormônios dos contraceptivos orais não afetam resultados de testes de gravidez. Tudo bem que o estrogênio aumenta durante a gravidez e as pílulas contêm estrogênio, mas não é esse o hormônio que o teste detecta. Todos os testes detectam gravidez baseado no hCG.

Qual é a probabilidade de engravidar quando eu tomo a pílula errado ou esqueço de tomar?

Às vezes acontece da mulher não tomar a pílula no horário correto, devido à esquecimento, alteração na rotina, etc. Se você esqueceu de tomar, não se sinta tão mal... estudos mostram que 47% das mulheres deixam de tomar 1 ou mais comprimidos por ciclo, e 22% mais de dois comprimidos no mesmo ciclo. Ainda assim, não quer dizer que elas ficaram grávidas. Apenas uma em cada dez mulheres que deixam de tomar 10 comprimidos no ciclo realmente ovulam.

Embora você tenha motivos para se preocupar por ter esquecido de tomar uma ou mais pílulas, as chances de engravidar são bem menores do que se você não estivesse tomando nada. Por isso, continue tomando as próximas regularmente.

E se eu falhar algumas pílulas durante o ciclo, eu deveria parar de tomar para esperar menstruar e começar de novo?

A ovulação não costuma ocorrer durante os 4 primeiros dias da ausência dos comprimidos. Para a maioria das mulheres, após 3 dias sem comprimido a menstruação vem. Se você falhou só uma pílula, na hora de tomar a próxima, tome as duas juntas (a de ontem e a de hoje) e continue sua rotina. Se você falhou de 2 a 4 e está tendo um pouco de sangramento, você deve continuar tomando normalmente as seguintes, e deixe as esquecidas na cartela. Mesmo que as chances de engravidar são bem reduzidas, a maioria dos médicos aconselham a usar preservativos ou outros métodos contraceptivos para ajudar a prevenir a gravidez durante o resto do ciclo.

Se sua menstruação começou de vez, interrompa as pílulas por sete dias contando a partir do primeiro dia de sangramento.

O que acontece se eu tomar anticoncepcional se eu já estiver grávida?

Se você engravidou enquanto estava no ciclo do anticoncepcional e está com medo de continuar a cartela porque pode ter ficado grávida, saiba que pesquisas nos EUA e Europa indicam que de 2 a 5% das mulheres grávidas continuaram tomando a pílula porque não sabiam que estavam grávidas.

Foi realizada uma pesquisa no Hospital da Criança em Toronto, Canadá. Foram acompanhadas mães e crianças com defeitos congênitos. Não houve maior taxa de problemas nas mães que tomaram anticoncepcional durante a gravidez. Por isso não há o que se preocupar. Apenas tenha a preocupação de caso você descobrir que está grávida, interrompa as pílulas.