Você está em: Home // Parto // Dicas para induzir o trabalho de parto naturalmente

Dicas para induzir o trabalho de parto naturalmente

 

Você está chegando na 40ª semana e nada de sintomas ou sinais de trabalho de parto? Não se desespere, você não terá passado da hora enquanto não se passarem 42 semanas.

Também serve para o caso de você estar com contrações não ritmadas, para fazer com que você chegue ao hospital “no ponto”, caso contrário, eles podem te mandar de volta pra casa, ou te colocarem no soro sintético para induzir (que causam dores realmente insuportáveis, bem diferentes das dores naturais).

Aqui reunimos algumas dicas simples e naturais que ajudam a induzir o trabalho de parto.

 

A partir de 38/39 semanas, é possível fazer algumas coisas que podem ajudar a desencadear o trabalho de parto. Elas só terão efeito, se o colo estiver maduro. Do contrário, não resolvem muita coisa. Então, também são inócuas.

  • caminhadas e alongamentos
  • banhos bem quentes, de preferência com imersão.
  • comidas apimentadas
  • sexo com ejaculação

A caminhada (o movimento, na verdade) ajuda no encaixe do bebê e no relaxamento das articulações e da pelve. Acocorar, ficar de quatro, alongar-se, também ajuda.

O banho quente pode desencadear o trabalho de parto pelo efeito relaxante que a água tem na mulher. Muitas vezes a mulher ‘segura’ o bebê por medo de se tornar mãe, medo do parto, medo da transição. O banho quente (chuveiro, banheira, etc), tomado com tranquilidade ajuda a relaxar, a desligar-se das preocupações que estão atormentando e pode liberar o processo que a cabeça está bloqueando.

A comida apimentada pode ajudar a desencadear o trabalho de parto por dois motivos:

Primeiro porque pimenta tem um efeito laxante na maioria das pessoas e a diarréia pode “acordar” as fibras uterinas e iniciar algumas contrações. E como o processo do parto é retroalimentado…ou seja, quanto mais contrações o útero tem, mais ocitocina ele produz e mais contrações ele tem isso faria com que ele “pegasse no tranco”.

Segundo por que existe uma crença que a pimenta contém uma substância que aumenta a produção de endorfina que ajuda a relaxar e quando a endorfina aumenta, a adrenalina (que impede o início e o progresso do trabalho de parto) abaixa.

O sexo pode desencadear o trabalho de parto por dois motivos:

Primeiro o orgasmo faz com que o útero se contraia… Se você está tendo oportunidade de ter orgasmos, seja por masturbação, seja por sexo, vai notar que a barriga fica durinha, durinha quando você goza. Isso é absolutamente sem riscos e inócuo num útero imaturo (antes de 39 semanas) porque a gente tem uma contração (no máximo duas) depois de gozar e pronto! Mas quando o útero está perto de parir, ele aumenta os receptores de ocitocina e essa pequena descarga pode fazer ele “pegar no tranco”, além de relaxar bastante né?

Outro fator desencadeador do trabalho de parto no sexo é a prostaglandina que o sêmem do homem. Essa prostaglandina durante a gestação não não faz diferença nenhuma, mas no final, o útero está sensível a esses hormônios e pode desencadear o trabalho de parto.

 


Tags: , ,

Leave a Reply

Copyright © 2009 Mamãe online. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.