Dicas para quem está pensando em engravidar ou está grávida e também para qualquer momento de sua saúde

Se você tem alergia a algum medicamento, diga sempre ao médico.

Seus exames de rotina estão em dia? Lembre-se que existem certas doenças que não causam sintoma nenhum, como anemia leve, insuficiência renal, disfunção da tireóide, diabetes, hipertensão, colesterol alto, caroço nas mamas, câncer de útero, problemas na boca ou nos olhos. Assim é necessário fazer os seguintes exames preventivos:

1. Papanicolau (prevenção) e exame das mamas

2. A partir dos 35 anos, toda mulher deve fazer mamografia

3. Se você fez sexo sem proteção, deve fazer exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatite e AIDS. (Nunca deixe de se proteger com camisinha, pois essas doenças ficam muito tempo escondidas no corpo por muito tempo antes de apresentarem algum sintoma visível).



– Pratique atividades físicas regularmente, isso previne a obesidade, disfunções de pressão, de colesterol, depressão, ansiedade, insõnia, canseira, etc. Fazer exercícios prolonga a vida.

– Você precisa também de descanso e bem estar para o bem de sua saúde e gestação. Durma bem, trabalhe no máximo 8 horas por dia, respeite o horário do almoço, descanse nos finais de semana e feriados, tire férias anualmente, leia, vá ao cinema, alugue filmes, faça passeios, vá a festas, converse com os amigos e vizinhos, aprenda artesanato, música, teatro, jardinagem, etc, o que te atrair. Evite filmes e notícias de terror e afins, evite bebidas alcoólicas e cigarro.

– Hidrate seu corpo com cremes hidratantes. Você tem grandes chances de não desenvolver estrias (ou desenvolver pequenas estrias somente) se hidratar sua barriga e seios com óleo de amêndoas desde 2 anos antes da gestação.

– Toda mulher grávida ou amamentando deve tomar ferro para prevenir anemia.

– Toda mulher grávida deve fazer pré-natal para prevenir vários problemas de saúde nela e no bebê.

– Toda mulher grávida deve preferir o parto normal. É melhor para o bebê (você não sentiria dor pelo bem de seu filho?) e para a mamãe. Afinal depois de uma cesárea, sua barriga nunca mais será a mesma… Você terá grandes chances de ter dores nesta área do corpo para sempre.

– Procure orientação sobre alimentação, saiba comer o que é bom para a saúde.

– Se você usa adoçante, saiba que o único que não causa câncer é o stevia (líquido ou em pó), que é natural.

– Se você quer ser vegetariana, saiba que é extremamente saudável e seu corpo não precisa de carne para sobreviver.
Beba no mínimo de 2 a 3 litros de líquido por dia (água, chá, sucos) para evitar problemas urinários e constipação intestinal. Refrigerante e álcool não vale!

– Procure investir na sua espiritualidade. Pessoas religiosas adoecem menos, são mais felizes, confiantes, esperançosas, fortes e vivem mais e com qualidade.

– A solidão é causa de várias doenças. Ter amigos, com quem conversar dentro e fora de casa é essencial para sua saúde. Procure investir nas amizades e participar de eventos sociais.

– A única pessoa que pode te medicar é o médico. Nem o farmacêutico, nem os parentes, nem a vizinha. Tomar remédios sem orientação médica pode causar até morte.

– É importante ler a bula dos medicamentos antes de usá-los, pois você precisa saber que efeitos bons e ruins aquele remédio pode te causar. Na consulta muitas vezes não há tempo para explicar tudo. Se o remédio te fizer mal, fale para o médico que te atendeu, pois ele reavaliará a medicação e talvez troque por outra ou diminua a dose.

Escrito por Dra Edna Flor Guimarães Lima
Médica de Família e Comunidade
Terapeuta de Casais e Família
Terapeuta Comunitária