Não posso estar grávida de jeito nenhum!

Quando criamos o artigo sobre sintomas antes do atraso e o teste de gravidez online, fizemos pensando nas mulheres que queriam estar grávidas. Mas muitas outras colegas que chegam por aqui na verdade querem descartar a gravidez, então escrevi: como saber que não estou grávida.

Então pensamos em um artigo específico para você poder dormir sossegada esta noite (ou não hehe)
Primeiro saiba que assim como os sintomas e teste de gravidez, não há nada que seja exato até que você tenha um exame de sangue negativo ou positivo, existem casos na medicina que contrariam tudo o que os médicos estudam, mas nesse texto vamos nos basear no tradicional.

Situação 1: "Eu não tomo contraceptivo nenhum, mas durante a relação a camisinha estourou, ou não usamos camisinha. E agora?"

Primeiro antes de você correr pra farmácia pra tomar a pílula do dia seguinte, que é uma carga absurda de hormônios que você está colocando no seu corpo e pode te atrapalhar lá no futuro quando você quiser mesmo ter filhos, vamos aprender sobre o ciclo da mulher.

O primeiro dia em que você fica menstruada é o início do seu ciclo. Inicia-se então um período em que seu corpo prepara o amadurecimento do próximo óvulo. Esse tempo leva uns 12 a 16  dias dependendo do tamanho do seu ciclo. Se você é adolescente, é super propensa a ter meses desregulados... cuidado!

Depois disso, quando o óvulo está maduro é liberado e só aí um espermatozóide poderá encontrá-lo e fecundá-lo. Se não encontrar espermatozóide, ele morre em 24 horas. Depois que ele "morre" ou "seca" ou "envelhece"... não há transa que te engravide até a próxima ovulação. Dentro do prazo da ovulação até a próxima menstruação costuma ser de 12 a 18 dias.

Só que uma mulher pode ficar grávida 2 ou 3 dias depois que ela fez sexo. Isso porque você pode ter transado antes do óvulo ser liberado, mas um, dois ou três dias depois, o óvulo ser liberado e existirem espermatozóides vivos ainda dentro do seu útero ou trompas, e aí eles encontram o óvulo e puft... o milagre acontece com seu namorado podendo estar a kilômetros de distância de você!

Por isso que tem mulheres que engravidam quando transaram menstruadas achando que nunca poderiam engravidar... pra isso o espermatozóide tem que ser um super-espermatozóide para ficar vivo no corpo da mulher durante todos esses dias até chegar a ovulação, mas às vezes acontece! O tempo normal é que ele viva uns 3 dias dentro do seu corpo.

Então, respondendo à Situação 1: Se você transou quando faltava uns 10 dias ou menos pra descer pra você (se você é regulada) você nem precisa esquentar a cabeça... é quase certo que você já tinha ovulado e não tem como ter engravidado. Se você transou entre o 10º e 15º dia depois do seu primeiro dia de menstruação, você está bem no risco, então é bom tomar pílula do dia seguinte sim, ou se descabelar. Não quer dizer que é certeza que você está grávida, mas quer dizer que você estava fértil. Se você transou nos primeiros 10 dias depois da menstruação, as chances existem mas são bem pequenas.

Mas preste atenção que cada menina/mulher tem seu tempo de ovulação. O certo é que sempre é entre o dia 12 a 16 ANTES da próxima menstruação. Então se você tem vida sexual ativa, antes de ler sobre como seduzir os garotos, aprenda também sobre seu ciclo e a ler seu corpo pra saber quando você está fértil ou não (explicarei isso adiante)!

Situação 2: "Eu tomo anticoncepcional, mas esqueço de tomar alguns dias e tive relação desprotegida. Posso estar grávida?"

Seguindo a lógica do ciclo da mulher que expliquei na situação 1, nos primeiros 12 a 15 dias o corpo da mulher se prepara para a ovulação. Depois da ovulação e envelhecimento do óvulo você não engravida mais. Então quanto mais você falhar ou tomar errado seu anticoncepcional no início da cartela, mais chances você tem de ficar desprotegida.

Isso acontece porque se você falha no começo da cartela, o anticoncepcional não age, e seu corpo pode liberar uma ovulação. Se você falhou uma só, não tem problema. Mas se você falhou duas ou três, ou na primeira semana tomou cada dia em um horário, é melhor você ter relações protegidas para não ter dores de cabeça.

Se você tomou direitinho e falhou uma ou duas do dia 15 em diante da cartela, pode ser que você tenha sangramentos incômodos durante a semana, mas não há mais tempo do corpo liberar uma ovulação, e você estará mais garantida.

Situação 3: Tive relações e depois disso estou sentindo enjôo, desejos por comida, fadiga, barriga dura e inchada, seios doloridos e/ou qualquer outro sintoma etc e tal. Estou grávida?

Como você leu sobre o ciclo ovulatório na situação 1, se durante a ovulação, o óvulo tivesse sido fecundado, aconteceria porque após os espermatozóides terem entrado pelo útero, eles alcançariam as trompas de falópio que são tubos que ligam os úteros aos ovários (um de cada lado). Quando a fecundação acontece, a mulher ainda não está grávida, pois isso só acontece quando o óvulo fecundado se prende no útero. Existem casos de fecundação que não se fixam no útero e a mulher acaba nem sabendo que quase engravidou, pois desce tudo com a menstruação.

Até esse óvulo descer as trompas e se fecundar, demoram 5 a 9 dias depois da fecundação. Ou seja, considerando que o espermatozóide vive até 3 dias. O óvulo pode se prender no útero de 5 a 12 dias depois da relação sexual. Depois de fixado o óvulo no útero, o corpo da mulher passa a produzir hormônios de gravidez para manter o futuro bebê, e depois de cerca de mais 5 a 7 dias é que o hormônio pode ser detectado no sangue, e qnão estou grávidauem sabe, na urina.

Com isso, você só conseguiria sentir sintomas de gravidez no mínimo 10 dias depois da relação sexual, e normalmente somente duas semanas depois da relação sexual é que um sintoma de gravidez pode ser considerado sintoma mesmo. Antes disso é tudo TPM e psicológico!!!

E até dar duas semanas depois da relação sexual, já estará chegando seu dia de ficar menstruada, e aí o atraso, a chegada da menstruação ou um teste de gravidez que só dá resultados na época da chegada da menstruação poderá tirar suas dúvidas.

Situação 4: Fiz um teste de farmácia e deu negativo. Posso respirar aliviada?

Não! Se ainda assim lendo as situações acima você acha que pode estar grávida. Um teste de farmácia só consegue detectar alguma coisa cerca de duas semanas depois da concepção, ou da ovulação, ou seja no mesmo dia em que sua menstruação está pra descer. Se você estiver mesmo grávida e fizer testes antes disso, é provável que ele dê negativo mesmo assim. O jeito é esperar!

Então amigas, espero que isso ajude a vocês a respirarem aliviadas e também aprenderem a ouvirem seus corpos para que se não querem engravidar, podem escolher dias mais apropriados para aquela transa desprotegida sem neuras. Enviem para suas amigas

OBS: Se você é adolescente, é altamente mais fértil do que qualquer mulher em outra idade! Por isso cuidado! Além disso é muito fácil você ter um ciclo desregulado e ovular fora de época.

OBS2: Pílula do dia seguinte não é substituta de anticoncepcional nem camisinha, não abuse dela... se cuide! (Fora que ela pode falhar)

OBS3: Se sua pergunta não tem nada a ver com as situações acima, deixe nos comentários, que ela pode ser adicionada no artigo.

Como saber quando você está fértil: http://gravidez.mamaeonline.com/introducao-como-descobrir-quando-estou-fertil/