Você está em: Home // Engravidar // Como aumentar sua fertilidade naturalmente

Como aumentar sua fertilidade naturalmente

 

Problemas de fertilidade: É possível conseguir engravidar de forma natural.

Os mecanismos biológicos são tão complexos, que o acontecimento de uma gravidez realmente é um milagre da vida.

Apesar da maioria das pessoas terem sua fertilidade garantida, os casais que estão planejando um bebê precisam estar em um nível hormonal, anatõmico e fisiológico adequados para que eles consigam.

Com todo o stress e fadiga impostos aos nossos corpos pela agitação do dia-a-dia, e algumas vezes pelo estilo de vida não saudável, é de se esperar que um quarto de todos os casais que querem iniciar uma família venham a ter problemas para engravidar.

Felizmente existem algumas pequenas coisas que estes casais podem fazer para se cuidar, sem precisar de interferência médica e que aumentam significantemente suas chances de conceber.

Como a concepção ocorre?

A concepção, o início de uma vida, começa quando uma célula de espermatozóide do homem fertiliza um óvulo da mulher e se torna um embrião. Isso ocorre dentro de uma das trompas de falópio da mulher e então o embrião é transportado até o útero, onde irá se fixar e a gestação então irá começar.

Isto pode parecer simples e óbvio, mas o processo exige uma delicada sintonia biológica. Um óvulo precisa ser liberado regularmente a cada mês de um dos ovários, um processo que só pode acontecer se uma complicada série de acontecimentos hormonais ocorrerem sem nenhuma interferência.

Este óvulo então precisa conseguir se mover livremente dentro de uma trompa desbloqueada onde poderá ser fertilizado por um espermatozóide e depois disso conseguir chegar ao útero.

O esperma precisa ser saudável, cheio de espermatozóides que consigam se locomover, para que apenas um consiga penetrar o óvulo e transformar-se em um embrião.

Então, o revestimento do útero precisa também ser receptivo ã  este embrião, para que ele possa se fixar e então começar a produzir os hormônios necessários para manter a gravidez.

Cada um destes simples porém essenciais componentes de fertilidade podem ser facilmente abalados por um grande número de fatores desfavoráveis. Muitos, inclusive, estão sob o seu controle!

Antes de começar

Não adianta você se esforçar a engravidar todos os meses, se alguns requisitos necessários não forem cumpridos.

Então comece com um “cuidado pré-concepção” pelo menos três meses antes de começar a tentar. Você precisa se planejar porque o tempo mais delicado na formação do bebê é bem nos primeiros dias e semanas e que pode afetar toda a gestação.

Complemente o ácido Fólico

Uma dose extra de 400mg de ácido fólico reduz muito as chances de espinha bífida. Esta dose pode ser aumentada para 600mg se você já teve algum bebê nesta situação.

Verifique sua imunidade contra rubéola

A maioria das mulheres estão imunizadas contra rubéola já desde crianças devido à vacinação.

A rubéola pode afetar seriamente a visão e a audição do bebê em formação, podendo também causar danos ao cérebro e coração, se a mãe contrair a doença nos primeiros 4 meses de gestação. Toda mulher que não tem certeza se está imune, deve pedir um exame de sangue e se vacinar 3 meses antes de começar a tentar engravidar.

Nunca tome a vacina se você desconfiar que pode estar grávida.

Outras dicas

Você e seu companheiro devem ter alguns cuidados ao planejar uma família antes mesmo da gravidez. Isso inclui qualquer hábito de risco, hereditariedade ou medicamentos prescritos, doenças sexualmente transmissíveis ou AIDS.

Fale com seu médico antes de começar a tentar se você sofre de algum problema descrito acima.

Segure a ansiedade e espere 3 meses depois de parar com a pílula (já aproveite para começar o ácido fólico).

Pare de fumar, elimine totalmente o consumo de álcool.
Procure um geneticista caso exista algum problema de saúde sério genético em sua família.

Como aumentar sua fertilidade naturalmente

Um casal é considerado normal se ele conseguir engravidar até os 18 meses de tentativas.

Mesmo assim, para os mais impacientes e ansiosos, quando a gravidez não acontece imediatamente, e para todos que querem procurar ajuda médica, saibam que existe alguns métodos naturais para melhorar sua fertilidade.

Sua idade

Hoje em dia, o mundo moderno diz que a melhor coisa é ser mãe com uma idade mais avançada, mas quanto mais velha você se torna, menos fértil você fica.

E isso acontece para os homens também. Para as mulheres, isso acontece principalmente porque os óvulos já estavam no corpo da mulher desde que ela nasceu. Com o avanço da idade acontece uma redução progressiva da quantidade e da qualidade deles, porque eles vão envelhecendo. A fertilidade começa a cair drasticamente após os 35 anos.

Os homens costumam ser capazes de engravidar uma mulher mesmo aos 70 anos, mas após os 55 eles começam a ter uma redução gradual de produção de espermatozóides e testosterona que progride conforme a idade, e principalmente aparecem as disfunções de ereção, que pode tornar o sexo algo mais problemático.

O ato sexual

A frequência da relação é outro fator crítico para a fertilidade. Se a frequência for menos de 1 vez por semana, as chances de engravidar são muito pequenas.

Também, o sexo precisa envolver uma penetração profunda para que os espermatozóides sejam depositados facilmente ao colo do útero.

O momento também é algo super importante. A fertilização só ocorre se o sexo acontecer no período próximo à ovulação. O óvulo é liberado entre 13 a 18 dias antes da próxima menstruação e sobrevive até no máximo 24 horas.

O espermatozóide sobrevive dentro da mulher por 2 até 4 dias e são mais numerosos se o homem apenas fizer sexo a cada dois dias, então o sexo deve ser feito dia sim dia não do dia 11 ao 16 do ciclo para maximizar as chances.

Como prever se estou ovulando?

Em um ciclo menstrual normal é fácil de se prever a ovulação. Ela acontece entre 13 a 17 dias antes da próxima menstruação. Porém se o ciclo é irregular, fica muito mais difícil de se prever. Você pode melhorar a previsão utilizando alguns destes métodos:

Temperatura Basal

Sua temperatura tirada todas as manhãs salta no dia da ovulação. Veja aqui.

Muco cervical

O muco vaginal da mulher muda conforme o período de fertilidade em que ela está. Veja aqui.

Teste de ovulação

Estes testes podem ser comprados e são feitos como testes de gravidez. Eles mudam de cor quando detectam o hormônio que é liberado logo antes da ovulação.

Pare de beber

O excesso de álcool pode causar impotência e redução de espermatozóides nos homens, e aumentar o risco de infertilidade e aborto nas mulheres. Pare com o álcool por pelo menos quatro meses antes das tentativas.

Não fume

A fumaça do cigarro é tóxica tanto para óvulos quanto para espermatozóides, e inclusive para o desenvolvimento do embrião. Os fumantes levam 30% mais tempo para conceber do que os não fumantes e possuem menos chances de resultados de sucesso em fertilizações artificiais. Então pare agora mesmo!

Não use outras drogas

Drogas ilícitas como maconha, cocaína e heroína diminuem os níveis dos hormônios sexuais, além de causar aborto, má-formação e parto prematuro.

Sua dieta

Uma dieta saudável começa pelo menos por 4 meses antes de você conceber, pois irá limpar seu corpo e corrigir deficiências nutricionais. Coma gorduras insaturadas, ômega 3, óleos derivados de peixe, fibras, carboidratos complexos e evite derivados de soja. Elimine todas as bebidas que contenham cafeína e todos os estimulantes (chocolates) e açúcar refinado. Chás naturais, água e sucos de fruta (SEM AÇÚCAR) são as melhores escolhas.

Suplementos

Além do ácido fólico, inclua zinco (30mg por dia), selênio (100mg por dia), gorduras essenciais como óleo de linhaça (1000mg por dia) e vitaminas do complexo B em sua dieta. Vitamina E, C, A e ferro são importantes também. Parece vitaminas demais, mas se você comprar um polivitamínico específico para grávidas, você vai ver que está tudo incluído lá.

Exercícios

Exercícios moderados regulares trazem benefícios à saúde. Lembre-se também que excesso de exercícios e shorts apertados podem reduzir a fertilidade masculina, além de sessões prolongadas de bicicleta podem causar impotência temporária.

Evite o stress

Excesso de stress sem dúvida interfere nos hormônios sexuais e o ciclo menstrual. Dificuldade de engravidar pode iniciar tensão e ocasionar stress.

Tente identificar as fontes de tensão e evite-as. Fale com seu médico sobre as suas preocupações que possam estar interferindo em sua vida.

Controle seu peso

Estar acima do peso prejudica significantemente sua fertilidade. Também, mudar a qualidade ou quantidade da sua dieta quando se está grávida pode ser perigoso para mamãe e para o bebê. Então tenha certeza de que seu peso é ideal para seu corpo antes de engravidar.

Quando procurar um médico

Para a maioria dos casais, em cada mês, eles possuem 1 chance dentre 5 ou 6 de conseguirem engravidar – as mesmas chances de tirar 6 em um dado. Se você continuar jogando o dado ou continuar tentando engravidar todos os meses, suas chances aumentam a cada tentativa.

Seu médico pode te oferecer conselhos sobre os medicamentos que podem reduzir a fertilidade ou oferecer perigo potencial para o embrião. E tudo que pode ser evitado deve ser evitado!

Iniciando as investigações

Os ginecologistas iniciam com pequenos exames e se nada for encontrado, vão aprofundando as buscas, desde investigação sobre o homem, até ovulação, trompas, etc.

Alguns tratamentos de fertilidade incluem cirurgias nas trompas ou indução de ovulação, até fertilização artificial.

Massagem da Fertilidade

Você pode fazer drenagem linfática na região dos órgãos reprodutivos. Saiba mais.

Boa sorte com seus planos de iniciar uma família, e principalmente, curta as tentativas!

 


Tags: , , , , , ,

7 Responses to “Como aumentar sua fertilidade naturalmente”

  1. 1
    kelly Says:

    oi me chamo kelly tenho 22 anos e quero muito engravidar, e queria saber se eu posso tomar o Ácido Folico

  2. 2
    Andreia Says:

    Tenho 37 anos, tive um aborto espontaneo aos 34anos, fez 14 meses que parei de tomar anticoncepcional. Meu ciclo está totalmente desregulado,fiz todos os exames e está ok, tomo acido folico e não consegui ainda engravidar. O que faço além de tentar meu marido quer desistir, bom ele já não queria msm…
    obrigada.

  3. 3
    Michelle Says:

    Boa tarde! Me chamo Michelle e tenho 24 anos e sou casada, posso fazer uso do acido folico? Como?

  4. 4
    tatiane prado alves Says:

    posso ter mais que tres cesarianas? pois nao tenho dilataçao; por isso meus partos sao cesarias qual o risco que correr pq quero ter mais um fiho

  5. 5
    Ariana Says:

    Meninas, para tomar acido folico é facil, é um comprimidinho q vc compra na farmacia, é só tomar um por dia!
    boa sorte a todas

  6. 6
    luciana machado Says:

    Olá, tenho 36 anos no próximo mês completo 37, estou muito preocupada com a idade. Gostaria de saber se existe a possibilidade de engravidar ser que o parceiro faça a ejaculação na vagina. Grata, Luciana

  7. 7
    diana Says:

    oi tenho 38 anos e um ploblema hormonal,ou seja menopausa precose,gostaria de saber se ainda tenhochanse de emgravidar.obrigada aguardo resposta

Leave a Reply

Copyright © 2009 Mamãe online. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.