Por Dr. Elídio Lana

Como você deve fazer para amamentar:

  • Escolha uma posição confortável para você e para seu bebê. O mais comum é colocar a barriga do neném voltada para a sua. Mantenha o bebê semi-inclinado, com o rosto para frente de seu peito.
  • Você deve estar sem sutiã e desenrolar o bebê do cobertor ou manta para ficarem bem próximos.
  • Você deve estar tranqüila e segura, sabendo que o tamanho de seu peito (grande ou pequeno) não vai interferir na amamentação e que, para o leite sair com facilidade, o bebê precisa abocanhar o mamilo (bico do seio).
  • O bebê deve mamar sempre que quiser, sem horário fixo.


  • Ofereça uma mama por vez, deixando que esgote todo o leite. No inicio, o leite é rico em água, proteína e sais minerais. No final, é rico em gordura. Muitos bebês só conseguem consumir o leite de uma mama, neste caso, ofereça a outra mama primeiro. Sempre iniciar a amamentação pelo outro peito que você terminou a última mamada.
  • Muitas mães trabalham fora, podem tirar o leite através de ordenha manual. O uso habitual da bomba manual não é aconselhável. O leite pode ficar 2 horas na temperatura ambiente, 24 horas na geladeira (exceto na porta), 5 dias no congelador e 15 dias no freezer. Para oferecer esse leite coloque-o em banho-maria na quantidade suficiente, até a temperatura correta. Para acondicionar o leite, use vidros de maionese vazios de 250 ml, que são de fácil limpeza.
  • Para prevenir rachaduras em seu peito, não lave os mamilos após as mamadas. O banho diário é suficiente. Passe o próprio leite nos mamilos. Evite usar absorventes mamilares. Exponha as mamas ao sol pela manhã, durante alguns minutos e após ã s 16 horas. Insista na amamentação começando pelo peito menos ferido. Alguns cremes cicatrizantes poderão ajudar na recuperação dos seus mamilos rachados, mantendo assim a amamentação.
  • Benefícios para o bebê: o leite materno reduz os riscos de diarréia no bebê, problemas respiratórios, auditivos e infecções urinárias, além de oferecer uma melhor nutrição. O ato de mamar também desenvolve a musculatura da boca, evita problemas dentários e de fala e melhora a respiração do bebê.

amamenta