Você está em: Home // Maternidade // Aspectos normais no recém nascido

Aspectos normais no recém nascido

 


Nas cenas de partos que vemos no cinema ou televisão, a mãe perfeitamente maquiada e penteada “dá a luz” a um bebê depois de vários gritos e gemidos. Segundos depois, o médico lhes apresenta aos pais emocionados um lindo e fotogênico bebê de vários meses, limpo e arrumado, balbuciando ternamente.

Compare esta imagem com o aspecto que realmente tem um recém nascido ao sair do ventre materno: coberto de sangue e uma substância turva e pegajosa e todo inchadinho.

O feto se desenvolve imerso em um líquido em um espaço que se torna cada dia mais pequeno dentro do útero. Todo o processo termina com o bebê sendo empurrado através de um canal de parto ósseo e estreito, sendo necessário às vezes utilizar fórceps.

Aspecto geral dos recém nascidos

 

O momento que você poderá ver, tocar, olhar pela primeira vez seu recém nascido dependerá do tipo de parto que tiver, do seu estado e do estado do seu bebê. Se tiver um parto vaginal sem complicações, deverão lhe permitir segurar o bebê poucos minutos após dar à luz.

Na maioria dos casos, os bebês parecem ficar em um estado de alerta aproximadamente durante a primeira hora após o nascimento. É um momento perfeito para você e seu pequeno começarem a familiarizarem um com o outro e iniciem o processo de formação de vínculo. Porém não se desespere se você não puder conhecer, ver ou segurar o bebê logo após o nascimento. Depois vocês passarão muito tempo juntos, e não há provas científicas de que o retardo deste encontro repercuta negativamente na a saúde ou comportamento do bebê.


Durante as primeiras semanas, você perceberá de que a maior parte do tempo seu bebê manterá os punhos cerrados, os cotovelos, joelhos flexionados, braços e pernas na parte da frente do corpo. Esta postura se parece bastante com a posição fetal que manteve durante os últimos meses da gestação. Os bebês que nascem prematuramente podem apresentar algumas diferenças quanto ã  postura, aspecto, atividade e comportamento comparados com os nascidos em tempo correto.

Os bebês nascem com uma série de respostas instintivas a estímulos como a luz ou tato, conhecida como reflexos primitivos, que desaparecem gradualmente conforme crescem. Estes reflexos incluem:

  • Reflexo de sucção: que faz que o bebê sugue com força qualquer objeto que lhe coloquem na boca
  • Reflexo de pressão: que faz que o bebê feche a mão e aperte fortemente os dedos quando lhe aplicam pressão na palma da mão com um dedo ou outro objeto.
  • Reflexo de reação rápida: que faz com que o bebê abra subitamente os braços e depois torne para cima do tronco depois de ouvir um ruído forte, uma luz intensa, um cheiro forte, um movimento repentino, ou outro estímulo.

Devido à imaturidade do sistema nervoso, os recém nascidos costumam agitar os braços e pernas, particularmente quando choram ou estão agitados.

Durante as primeiras semanas geralmente os bebês passam a maior parte do tempo dormindo. Isto pode ser atenuado durante o primeiro dia ou primeiros dias se a mãe recebeu certos tipos de medicamentos ou anestesia durante o parto.

Os pais se preocupam com o padrão respiratório de seu recém nascido, devido à maior repercussão sobre a síndrome da morte súbita. Porém saiba que é normal a respiração de um bebê tão pequeno seja um pouco irregular.

Quando o bebê está acordado, sua freqüência respiratória pode variar bastante, as vezes excedendo as 60 respirações por minuto, por exemplo quando está agitado ou depois de chorar. Os recém nascidos também tem períodos no quais deixam de respirar de 5 a 10 segundos e logo voltam a respirar por si próprios. Isto é conhecido por respiração periódica, e tende a ocorrer durante o sono e se considera completamente normal. Porém se seu bebê ficar azulado e deixar de respirar durante um período de tempo mais largo, se trata de uma emergência e deverá procurar socorro médico imediatamente.

 


Tags: ,

One Response to “Aspectos normais no recém nascido”

  1. 1
    Ariana Says:

    Participem do nosso fórum: http://gravidezonline.com/forum

Leave a Reply

Copyright © 2009 Mamãe online. All rights reserved.
Designed by Theme Junkie. Powered by WordPress.