Algumas vezes referido como “Planejamento Familiar Natural” o acompanhamento da fertilidade é baseado na identificação do período fértil – os dias onde a concepção é possível – observando os sinais de fertilidade. Em cada ciclo existem poucos dias onde a concepção é possível.

O acompanhamento do período fértil envolve observar e registrar sinais que você pode facilmente observar diariamente. É altamente preciso, pois seu corpo oferece pistas que podem te dizer sobre sua fertilidade ao longo do ciclo.


Os sinais mais básicos de fertilidade são a temperatura basal que salta depois da ovulação, e seu muco cervical que vai se tornando líquido, transparente e elástico assim que a ovulação se aproxima.

Os dias em que a concepção é possível são os dias logo antes de, e incluindo o dia da ovulação. Baseado no tempo máximo de vida do espermatozóide e óvulo, (5 dias para espermatozóide e 1 dia para o óvulo) o período fértil dura nomáximo 6 dias. Esse período máximo é formado pelos 5 dias antes da ovulação e o dia da ovulação.

Conceber é tecnicamente possível durante esses 6 dias, a maioria das gestações são atribuídas a relações sexuais ocorrida desde os dois dias antes da ovulação até o dia da ovulação.

Isto indica que praticamente o período fértil dura três dias em cada ciclo: os dois dias antes da ovulação e o dia da ovulação.

Se você acompanhar seus sinais de fertilidade, você então poderá programar as relações sexuais no tempo certo de engravidar. Casais que estão cientes de seu período fértil e focalizam as relações sexuais durante este tempo, costumam ter taxas muito mais altas de concepção do que casais que não conheciam seu período fértil.

Você já deve ter ouvido falar que você ovula ou é mais fértil no dia 14 do seu ciclo menstrual, no meio do ciclo, ou 14 dias antes da sua próxima menstruação. Essas afirmações são baseadas em médias e elas podem não se aplicar a você, principalmente se o seu ciclo for irregular ou diferente de 28 dias.

Seu próprio padrão de fertilidade é único e acompanhar sua fertilidade irá te ajudar a visualizar e encontrar os dias que a probabilidade de engravidar for mais alta.

Para aumentar suas chances, é recomendado ter relações sexuais todos os dias pelo menos durante seu período fértil, até que o muco transparente suma ou o salto de temperatura seja detectado no seu gráfico.